quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

                                               

Visita ao Esquadrão da Vida




Os adolescentes dos Serviço de Convivência fizeram uma visita a Comunidade Terapêutica "Esquadrão da Vida" no mês de novembro, esta visita fez parte do projeto que incentiva o combate ao uso de drogas.
Este projeto tem como principal objetivo propor um trabalho que estimule a reflexão critica, situe e conscientize o adolescente diante ao risco do consumo indevido e do tráfico de drogas, assim como a propagação da violência gerada pelo vicio de substâncias químicas.
                    Uma droga de rápida absorção, prazer efêmero e devastadora para o organismo. Forma menos pura da cocaína, o crack causa danos ainda maiores ao corpo humano pela velocidade e potência com que seus componentes chegam ao pulmão e ao cérebro. Hipertensão, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e enfisema são alguns dos efeitos do seu consumo. Apesar de todos esses males, a violência e o vírus HIV ainda são apontados como as principais causas de morte dos usuários de crack.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

                                                 Tarsila do Amaral 
  Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino Borges.1 Mais tarde, e studou c alemão George Fischerom o  Elpons. Em 1920, viaja a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhavmodelos vivos intensamente. Também estudou na Academia de Émilea nus e  Renard.
Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922. Numa confeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de AndradeMário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esses novos amigos passaram a frequentar seu atelier, formando o Grupo dos Cinco.
Em janeiro de 1923, na Europa , Tarsila se uniu a Oswald de Andrade e o casal viajou por Portugal e Espanha. De volta a Paris, estudou com os artistas cubistas: frequentou a Academia de Lhote, conheceu Pablo Picasso e tornou-se amiga do pintor Fernand Léger, visitando a academia desse mestre do cubismo, de quem Tarsila conservou, principalmente, a técnica lisa de pintura e certa influência do modelado legeriano.
   

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

                          consciência  negra
jenifer  
 O Dia Nacional da Consciência Negra 1 é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro nasociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.